sábado, 28 de março de 2009

GERALDO AGORINHA COM CENSURA AO POVO NA RÁDIO JORNAL

Estou há mais de 40 minutos tentando participar da entrevista que o “deputado” Geraldo S. de Oliveira concede ao programa do vereador Roberto de Souza, hoje excepcionalmente apresentado por João Ailton (bicudo) na Rádio Jornal, sem contudo conseguir fazer perguntas ao entrevistado. Fui informado que há censura para abrir o telefone para participação popular. Ainda estou tentando. Como suspeito que não serei permitido participar, faço aqui as intervenções que seriam realizadas caso não houvesse censura às minhas perguntas. Embora eu permaneça tentando. Primeiro quero desmentir o Geraldo, que tem afirmado que somente a rádio jornal o concede espaço... e aproveitar para convidá-lo a estar no programa Língua Afiada da Rádio Difusora na próxima segunda, as 13h... até para provar que não há censura da nossa parte em entrevistá-lo. Segundo quero saber do Geraldo se houve acordo dele apoiar o Capitão Fábio para deputado estadual...

Postado por Val cabral

Continue lendo...

Itabuna pega o Ipitanga no domingo

O Itabuna viaja neste final de semana para Lauro de Freitas, sonhando com uma combinação de resultados, para entrar de vez na disputa por uma vaga para a próxima fase do Campeonato Baiano.

A equipe joga domingo, às 16h, contra o Ipitanga. Além de vencer o adversário, o Itabuna vai torcer para que Atlético e Vitória da Conquista empatem na rodada.

O Atlético tem 29 pontos e o time de Conquista tem 26 pontos. O Itabuna tem 24 pontos. As três primeiras posições no Campeonato Baiano são ocupadas por Vitória, 38 pontos; Bahia com 36 e Fluminense com 33 pontos.

Outro time do sul da Bahia que precisa uma cominação de resultados é o Colo-Colo. O time soma 16 pontos e está perto da zona de rebaixamento. O Tigre vai até Camaçari enfrentar a equipe da casa. Se perder, pode voltar para a lanterna.

Postado por A Região

Continue lendo...

Câmara decide terça sobre procuradora

A Câmara de Itabuna transferiu do dia 1º de abril para a terça-feira, 31 de março, a segunda votação sobre a permanência de Juliana Burgos na Procuradoria-Geral do Município. Na primeira votação, o nome foi rejeitado.

O governo precisava de 9 votos para aprovar a indicação da advogada, mas só obteve 7. Os veadores que votaram pela não indicação apontaram como motivo a lei anti-nepotismo aprovada pela própria Câmara em 2008.

A lei cita nominalmente o cargo de procurador como um dos que não podem ter parentes em outros cargos comissionados. O pai de Juliana é Secretário da Fazenda. Caso não consiga os 9 votos, o governo municipal terá que indicar outro nome.


Postado por A Região

Continue lendo...

Juri absolve acusado de matar policial civil

O Tribunal do Júri de Itabuna absolveu nesta sexta-feira à tarde, Moisés Pinto Gusmão, de 29 anos da acusação de assassinar, com cinco tiros, o policial civil Petrônio Dorval Melo Ferreira.

Por quatro votos a três, os jurados aceitaram o argumento da defesa de que não havia provas materiais para incriminar o acusado. O Ministério Público Estadual deve recorrer da decisão.

O crime ocorreu no dia 23 de dezembro de 2005, em um ponto de ônibus no Centro Comercial de Itabuna. Moisés Gusmão foi denunciado por homicídio qualificado e preso no ano passado, após ser flagrado assaltando um ônibus em Ilhéus.

O julgamento foi presidido pelo juiz substituto da Vara do Júri e Execuções Penais, Marcos Bandeira, e teve como representante do Ministério Público o promotor Alexandre Lamas.


Jornal A Região

Continue lendo...

Mulheres preferem silicone à lipoaspiração

A preferência nacional mudou, pelo menos para as mulheres. Pela primeira vez, as cirurgias de implante de silicone ultrapassaram as de lipoaspiração. Trata-se de uma notável mudança de comportamento.

Não há limites para a vaidade. Muitas mulheres seguem a mesma tendência, agora com os seios volumosos. As técnicas estão mais avançadas e as próteses, mais seguras. Há menos contra indicações.

Depois da barriga de tanquinho, agora é a vez de as brasileiras quererem mudar os seios, mesmo com todos os riscos que uma cirurgia envolve. Por isso, quando se trata de cirurgia estética, é sempre bom pensar muito e conversar com vários médicos antes de decidir.

Por causa de uma inflamação, a analista de clientes Maria José Verdile recebeu uma indicação médica para fazer a operação. “Foi necessária a cirurgia, mas eu tive um ganho muito grande com isso, tanto pela correção quanto pela estética”, disse a analista.

Para a estudante Ligia Rangel, nada grave. A silhueta, segundo ela, merecia mais volume nos seios. “Eu olhava no espelho, e as roupas não caiam bem”, conta a jovem.

Com o implante, Lígia ficou mais confiante. “Você se sente mais completa, mais feliz e mais bonita”, afirma.

Muitas mulheres seguem a mesma tendência: seios volumosos ou simplesmente menores, mais proporcionais ao resto do corpo. Em quatro anos, o numero de cirurgias de implantes ultrapassou o de lipoaspirações no Brasil.

Como toda cirurgia, a plástica é uma operação radical, sujeita a riscos e imprevistos. Mas isso não afasta as pacientes que querem se aproximar do padrão de beleza que está mais na moda. O foco das atenções já foi a barriga. Por isso, até pouco tempo eram as lipoaspirações que reinavam nas clínicas estéticas.

“Quando você vai em uma academia, é mais fácil você definir o abdômen e as costas. Já o seio, não tem como aumentar”, acredita a farmacêutica Beatriz Bismara.

“A gente vê na academia e nas ruas, as mulheres com seio bonito”, comenta a advogada Carla Kaizer. “Se eu pudesse escolher qual das duas optaria, acho que colocaria um silicone também”, confessa outra mulher.

A beleza, no entanto, tem seu limite. Os médicos se preocupam quando a expectativa é exagerada.

“A paciente já vem com um numero na cabeça e fala que uma amiga colocou 350 mililitros e que também queria colocar, porque ficou muito bonito”, afirma o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral.

A psicanalista Dorli Kamkhagi diz que as mulheres estão fazendo das cirurgias um hábito para melhorar a autoestima.

“Está existindo um exagero, um abuso. Tem que ser visto o que faz bem para essa mulher. Todo mundo quer estar bonito. Isso é saúde, é querer buscar uma coisa boa, mas não para essa pessoa está adoecendo”, avalia a psicanalista.

Continue lendo...

Com três casos graves na semana, onda de violência em escolas preocupa Salvador

A morte de um aluno dentro da sala de aula na segunda-feira (23), a tentativa de alunos de linchar um professor na quinta (26) e mais um aluno baleado dentro de uma escola na sexta (27) fizeram da segurança um assunto central na discussão sobre a educação na cidade.

Depois da tentativa de linchamento de um professor, o diretor da Escola Estadual Padre Palmeira, em Mussurunga, Flávio Oliveira, decidiu dispensar os alunos do turno vespertino na sexta porque considerou que o clima na escola continuava tenso.

"Acredito que vivemos uma profunda crise social e de valores. A instituição escola está desvalorizada e já não oferece perspectivas. As comunidades estão carentes de modelos positivos e a marginalidades está muito próxima dos nossos jovens", disse.
O capitão da Polícia Militar da Bahia, Marcelo Pitta, chefe da assessoria de Comunicação da corporação, disse que os casos de violência desta semana "servem de alerta". "Não podemos desconsiderar uma morte dentro de sala de aula. É um precedente perigoso", afirmou, antes da ocorrência de sexta-feira.

Para Hortência Pinheiro, integrante da União da Juventude Socialista (UJS) e diretora da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (Abes), no entanto, os casos de violência nas escolas públicas no Estado não são casos isolados, sobretudo nos bairros pobres. "O espaço escolar reflete a situação da sociedade, e o mundo fora dela está cada vez mais violento. A mente dos nossos jovens está adoecendo, muito em função das drogas, e isso tem implicações diretas na vida escolar, gerando violência", afirma.

Para ela, começam a chegar às escolas baianas casos antes comuns apenas no eixo Rio-São Paulo, como rivalidade entre gangues, motivada na maioria das vezes pela drogas. "Parece-me que está tudo sem comando. O grande desafio das autoridades, a meu ver, é a reconstrução dos valores", opina.

Maria da Glória Midlej, coordenadora do Serviço de Acompanhamento da Secretaria de Educação do Estado, informou que, na próxima segunda-feira encaminhará um grupo técnico ao Colégio Padre Palmeira. Além de ouvir professores e alunos, a equipe vai estimular a maior integração entre pais e escola e o desenvolvimento de um projeto de revitalização da unidade.

"Vamos tentar tirar desta situação ruim o estímulo para uma mudança mais profunda na relação dos estudantes com seu colégio. Também vamos estimular a organização estudantil, com a criação de um grêmio e a eleição de conselheiros para o colegiado", disse a educadora.

A visita da equipe, que vai durar entre 15 e 30 dias, servirá para coletar dados visando à elaboração de um diagnóstico da situação no colégio.

Programa Ronda Escolar
Em março, o programa Ronda Escolar da PM da Bahia recebeu 15 carros e dez motos. Inicialmente colocada em prática nas escolas localizadas em Salvador e região metropolitana, ainda nesse semestre o projeto deverá chegar a 12 cidades baianas com mais de 100 mil habitantes.

Segundo a PM, os 219 soldados mobilizados para a atividade fizeram o curso de proteção escolar, com duração de 120 horas. No curso, eles estudaram módulos de sociologia, antropologia, do Estatuto da Criança e do Adolescente e psicologia infantil.

Uma outra fase do projeto prevê a instalação de vigilância eletrônica em todas as 1.681 escolas do Estado.


Continue lendo...

Aracruz é a empresa brasileira mais afetada

Financial Times
Jonathan Wheatley
Em São Paulo

A Aracruz, uma das maiores produtoras de papel e polpa do Brasil, anunciou ontem um prejuízo líquido de R$ 4,19 bilhões (US$ 1,8 bilhão) em 2008 depois que suas apostas em futuros cambiais foram muito mal.

O grupo foi o pior afetado de várias grandes empresas brasileiras que apostaram na contínua valorização da moeda brasileira durante 2008, antes de ela sofrer uma aguda desvalorização causada pela crise econômica global.

A Sadia, um dos maiores produtores brasileiros de carnes processadas, deveria divulgar seus resultados depois do fechamento dos mercados ontem. Analistas esperavam um prejuízo no quarto trimestre de até R$ 2,8 bilhões, também causado basicamente por apostar no lado errado das taxas de câmbio.

Os grandes exportadores brasileiros têm protegido seus rendimentos em dólares (hedging) há vários anos. A moeda brasileira, o real, avançou de R$ 3,95 por dólar em outubro de 2002 para R$ 1,56 em julho do ano passado.

Mas várias empresas começaram a ver esses hedges como uma fonte de lucros extra e assumiram contratos além de suas receitas de exportações. Quando o real subitamente se desvalorizou no segundo semestre do ano passado - alcançou R$ 2,42 por dólar no início deste mês antes de se recuperar para cerca de R$ 2,24 esta semana -, essas companhias sofreram perdas enormes.

O prejuízo da Aracruz no quarto trimestre foi de R$ 2,98 bilhões, depois que reconheceu prejuízos em dólares de US$ 2,13 bilhões causados por seus hedges cambiais. Ela disse que tinha renegociado sua dívida, mais dívidas adicionais de US$ 500 milhões, com um consórcio de bancos e pagaria o total nos próximos sete a nove anos com uma taxa de juros média da taxa interbancos oferecida em Londres, ou Libor, mais 4,6 pontos percentuais por ano.

A Aracruz já estava em negociações sobre uma possível transferência de controle para a Votorantim Celulose e Papel (VCP) antes de anunciar seus prejuízos com derivativos. Seus acionistas controladores posteriormente concordaram com a venda de 56% da empresa para VCP por R$ 5,4 bilhões, deixando a VCP com 84% da companhia. O BNDES, banco de desenvolvimento estatal brasileiro, hoje possui cerca de 47% da Aracruz através de sua participação na VCP.

A Sadia admitiu prejuízos de R$ 760 milhões em hedges cambiais no ano passado. As perdas foram suficientes para obrigá-la a buscar capital de investidores e a reiniciar conversações com a Perdigão - hoje sua maior rival - sobre uma possível fusão.

A Sadia emitiu uma declaração este mês dizendo que estava conversando com a Perdigão sobre uma fusão, mas a Perdigão disse que as conversações haviam terminado sem um acordo

Continue lendo...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dengue ganha proporções alarmantes no estado

Médicos estrangeiros atuam no combate à dengue

Em Salvador, foram registrados quase mil casos da Dengue. Três mortes confirmadas até 13 de março. Em todo o Estado, são 28 mortes confirmadas. Três cidades do interior concentram metade dos casos da doença notificados: Jequié, no Sudoeste, e Itabuna e Porto Seguro, no Sul.
Em Feira de Santana, onde já foram confirmados 80 casos e mais de 1100 suspeitos da doença. Uma morte foi registrada. Com a 'competição', os estudantes aprenderam a lição: retirar todo esse material da natureza contribui para a extinção dos criadouros do mosquito da Dengue. Para os estudantes, não importa quem vença a gincana, e sim, vencer a batalha contra o mosquito.

Continue lendo...

Combate à Dengue: gincana mobiliza alunos

*Da Redação, com informações do Jornal da Manhãredacao@portalibahia.com.br
O exército de 17 mil estudantes de 58 escolas da rede pública municipal de Feira de Santana foi mobilizado para o combate ao mosquito da Dengue, através de uma gincana realizada na quinta-feira (26), em vários pontos da cidade.
O objetivo dos estudantes era procurar vasilhames de plástico onde o mosquito pode proliferar. Em cada bairro, a coleta de garrafas e recipientes durou o dia todo, e a mobilização dos estudantes da rede pública têm como objetivo ajudar a cidade se livrar do mosquito Aedes Aegypti.

Continue lendo...

Destaque Nacional

Matrículas abertas

As matrículas para a segunda etapa do ProJovem Urbano estão abertas com cerca de 250 mil vagas disponíveis em todo o país. Veja os endereços de matrícula.

Para participar o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental (8ª série). No ato da matrícula, o jovem deve apresentar a carteira de identidade e o comprovante de residência.
O curso tem duração de 18 meses e combina, de forma inovadora, a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. O aluno que entregar os trabalhos mensais e tiver freqüência de 75% às aulas receberá um auxílio de R$ 100,00 por mês.
O período de matrículas estipulado pela Coordenação Nacional do ProJovem Urbano vai até o final de fevereiro de 2009, em 85 municípios e 23 estados. Dentro desse prazo, as cidades e estados estabelecem as datas para realizar as matrículas dos alunos.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano, no telefone 0800 722 7777, que funciona em todo o país, de segunda à sexta, das 7h às 23h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.
ExpansãoSob coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ProJovem Urbano é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou mais de 237 mil jovens em todo o país.
Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.
GestãoO ProJovem Urbano é uma das quatro modalidades do novo programa integrado de Juventude - ProJovem, lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos esses programas atenderam, anteriormente, 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010.
As outras três modalidades do Programa são: ProJovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), ProJovem Campo (Ministério da Educação) e ProJovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). A gestão do ProJovem Urbano está a cargo desse três Ministérios, sob a coordenação da Secretaria-Geral.
Como participarQuem pode se matricular no ProJovem Urbano?Jovens entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e que não concluíram o ensino fundamental (8ª série).
O que o ProJovem Urbano oferece?Formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês. O Programa tem duração de 18 meses.
Qual a documentação exigida para a matrícula?Documento de identidade e comprovante de residência.
Central de relacionamento do ProJovem Urbano 0800 722 7777

Continue lendo...

Presidente do TRT5 recebe título de Cidadão Itabunense

A Câmara Municipal de Itabuna homenageará o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Paulino Couto, com o título de Cidadão Itabunense. A solenidade de entrega acontece nesta sexta-feira, dia 27, às 17 horas, no Plenário Raymundo Lima, em Itabuna.
O desembargador homenageado exerceu a magistratura trabalhista em Itabuna de 1989 até 1996. Logo após, foi promovido a desembargador do TRT da 5ª Região. "Pela competência e seriedade com que tem exercido cargos de relevo na magistratura trabalhista e pelo brilhante trabalho no período em que atuou no judiciário local, o desembargador está recebendo esse título", afirma o presidente da Câmara, vereador Clóvis Loiola. A homenagem está prevista no Decreto 12/2009.

Extraído de: Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região

Continue lendo...

quinta-feira, 26 de março de 2009

Acusado de estuprar menina confessou

Um homem acusado de estuprar uma menina de 8 anos foi preso pela polícia de Coaraci. José Paulo Silva, de 20 anos, teria cometido o crime em um matagal perto do matadouro do município.
De acordo com a polícia, o acusado atraiu a menina para um local deserto alegando que iriam "catar cajá" e lavar uma bicicleta no Rio Almada. A criança disse que no caminho foi levada para o matagal e violentada.
A criança informou que viu um homem idoso passando, tentou gritar, mas foi impedida por José Paulo. O acusado negou que tivesse estuprado a menina e alegou que levou a criança apenas para ajudar a lavar a bicicleta.
José Paulo é companheiro de uma tia da criança. No local em que teria acontecido o estupro foi encontrada a calcinha da criança suja de sangue. Para a polícia, não há dúvidas do estupro e a criança fez exames na Polícia Técnica de Itabuna.
postado por A Região.

Continue lendo...

Movimento de dengue diminuiu nos hospitais.

Nesta quarta-feira à tarde nossa reportagem visitou os dois hospitais que estão concentrando o atendimento das vítimas da dengue em Itabuna, o São Lucas e o Hospital de Base, para conferir in loco a situação.
No primeiro, a recepção tinha apenas duas pessoas esperando pela triagem e havia vagas nos leitos e cadeiras de hidratação, principal tratamento contra a doença.
No Hospital de Base, visitamos as áreas de triagem e tratamento de adultos e crianças. Nas três áreas o movimento era fraco. Na ala dos adultos, havia dois leitos vagos. Na pediátrica, um terço deles estavam vazios.
Na área de triagem ocupada pelos médicos do Exército e Aeronáutica, a situação também era tranquila e só dois terços das cadeiras de hidratação estavam ocuipadas.
O diretor do HB, Antonio Costa, conta que existe um pico às terças-feiras e pela manhã, mas confirma a diminuição dos casos. "O atendimento também ficou mais rápido e eficiente com os novos médicos e equipamentos".
Costa lembrou a contratação de dezenas de médicos pela prefeitura e pelo estado, além da chegada das equipes militares. "Eles tem um sistema muito eficiente de trabalho, estamos aprendendo com eles".
postado por A Região

Continue lendo...

terça-feira, 24 de março de 2009

Médicos estrangeiros ajudam a combater dengue na BA

Sete médicos venezuelanos e dois cubanos chegaram à Bahia, no fim de semana, para ajudar no combate ao avanço da dengue no Estado. "Vamos usar a experiência deles nos nossos esforços", afirma o secretário da Saúde, Jorge Solla. Há três anos, a Venezuela enfrentou uma epidemia de dengue causada pelo tipo 4 do vírus da doença - ainda não detectado na Bahia, por onde circulam as outras três variantes do micro-organismo. Na ocasião, o avanço da dengue só foi controlado com o apoio de médicos cubanos especialistas em doenças tropicais.
"A cooperação abre a possibilidade de ampliar as medidas de defesa sanitária a fim de evitar a entrada do vírus 4", acredita o secretário. O acordo de cooperação entre Bahia e Venezuela foi costurado na semana passada, quando o governador Jaques Wagner visitou oficialmente o presidente Hugo Chávez. Além dos profissionais de saúde estrangeiros, estão na Bahia 11 médicos e sete enfermeiros das Forças Armadas, que colaboram no atendimento de vítimas da doença no Estado.
Eles chegaram na quinta-feira, iniciaram os trabalhos em Itabuna - cidade que lidera as notificações por morte pela doença no Estado, com 11 casos - e hoje seguiram para Porto Seguro, que no momento registra o maior avanço da dengue no Estado. As duas cidades, junto com outras cinco (Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina e Jequié) tiveram situação de emergência por causa da doença decretada pelo governo.
Na manhã de hoje, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou novo balanço sobre o avanço da dengue no Estado. De acordo com os dados, do início do ano ao fim da segunda semana de março foram notificados 26.597 casos clássicos da doença, avanço de 291% com relação ao mesmo período do ano passado. Além deles, foram registradas 535 suspeitas de ocorrência de formas graves da dengue (das quais 184 confirmadas). Segundo o boletim, estão confirmadas 28 mortes causadas pela doença no Estado. Há outros 29 casos sendo investigados.

Continue lendo...

Resultados de domingo BAIANO

Primeira fase - 16ª rodada (horário de Brasília)
Domingo, 22/03

16h - Fluminense 1 x 0 Feirense
16h - Camaçari 1 x 1 Atlético
16h - Madre de Deus 1 x 0 Ipitanga
16h - Vitória da Conquista 3 x 0 Poções
17h - Colo-Colo 1 x 0 Itabuna
17h - Bahia 0 x 0 Vitória

Continue lendo...

Dengue mata um a cada três dias na Bahia

SALVADOR - A dengue na Bahia ganha proporções alarmantes. Em média, são 2.400 notificações por semana e uma morte a cada três dias. Centros de hidratação para atender aos doentes já estão funcionando na capital e no interior do estado. Mas a ameaça continua nas ruas, com o lixo espalhado por quem ainda não tomou consciência do perigo da dengue.

Na cidade de Itabuna, que tem o maior número de mortes confirmadas, os postos de hidratação já estão funcionando nos hospitais desde sábado, com a ajuda de médicos militares. Na capital baiana, os dois centros de hidratação do estado (HGE e Roberto Santos) serão inaugurados amanhã. Os municipais já estão funcionando.

Um deles fica numa parte anexa do 5º Centro de Saúde e conta com 11 leitos. Em uma semana de funcionamento, 8 pessoas passaram por lá. Duas delas tiveram que ir para o Couto Maia com Dengue Hemorrágica.

Segundo o boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde, 26.597 casos de Dengue foram notificados na Bahia até a segunda semana de março - um aumento de 291% em relação ao mesmo período do ano passado. 28 pessoas morreram por causa da doença.

Continue lendo...

Dengue avança na zona rural de Itabuna

Moradores da zona rural de Itabuna, no sul da Bahia, estão preocupados com o avanço da dengue. O secretário de Saúde da cidade, Antônio Vieira, prometeu melhorias e novas contratações de médicos.

Veja o Vídeo Abaixo:

Continue lendo...

SEC e Desenbahia realizaram concurso neste domingo (22)

O primeiro domingo do outono foi reservado para a realização de provas de dois concursos públicos no estado. Os 25449 candidatos às vagas 34 vagas oferecidas pelo Desenbahia - Agência de Fomento do Estado da Bahia – fizeram as provas em Salvador, Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana. As oportunidades para nível médio oferecem remuneração de R$ 1.131) e para o nível superior os salários são entre R$2.403 e R$3.545.
Já a Secretaria da Educação da Bahia oferece 1.663 vagas de professores para todo o estado. Os salários são de R$ 1.088,82 para professor classe I, R$ 1.103,93 para professor classe II e R$ 1.469,00 para professor classe III. Os aprovados vão atuar no Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia, Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho e Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

Continue lendo...

Casos de dengue na Bahia crescem 291%

Os casos de dengue na Bahia este ano cresceram 291% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 26.597 casos e 28 mortes causadas pela doença, segundo o novo balanço anunciado nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do estado. Outras 57 pessoas morreram também possivelmente por causa da epidemia. O balanço aponta ainda 535 suspeitas de dengue hemorrágica, sendo 184 casos e 28 mortes confirmadas. No início deste mês, o governo baiano decretou situação de emergência nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro.

Continue lendo...